Em Cotia, 15.961 pessoas idosas estão cadastradas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Desse total, 59% são mulheres e 41% são homens. Nesta quinta-feira (1º), quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Cotia destaca a rede de serviços, programas, projetos e atividades voltados a essa população.
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da rede socioassistencial e de parcerias com organizações da sociedade civil, são desenvolvidas ações que buscam contribuir para a qualidade de vida, autonomia, socialização e o envelhecimento ativo e saudável.
Entre as iniciativas está o Acqua Sênior, que oferece atividades de hidroginástica em Caucaia do Alto e atende 100 pessoas. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Caucaia do Alto também promovem atividades voltadas ao bem-estar e à convivência.
A rede conta ainda com ações desenvolvidas em parceria com instituições como Paulus, ASSA, Associação Rejuvenescer e Atitude de Amor, ampliando as oportunidades de participação e socialização das pessoas idosas.
A programação oferecida inclui atividades como yoga, artesanato e dança de salão, além de oficinas de tricô, crochê, tear e bordado em fitas. As iniciativas proporcionam oportunidades de aprendizado, movimento, expressão e integração social.
Talentos e troca de experiências
Outra iniciativa é o Programa Talentos Partilhados, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O programa valoriza conhecimentos, experiências e habilidades das pessoas idosas e promove a troca de saberes entre diferentes gerações.
A proposta é criar oportunidades para que talentos desenvolvidos ao longo da vida possam ser compartilhados, fortalecendo o protagonismo da Pessoa Idosa e sua participação na comunidade.
Conselho atua na defesa dos direitos
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) é um espaço de participação e controle social que atua na defesa dos direitos e no fortalecimento das políticas públicas destinadas à população idosa.
As reuniões ordinárias acontecem toda terceira terça-feira de cada mês, às 14h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Benedito Isaac Pires, nº 35, 4º andar.
As reuniões são abertas à participação da sociedade, que pode acompanhar e contribuir com as discussões sobre políticas e ações destinadas às pessoas idosas no município.
Caminhada promove mobilização e conscientização
Entre as ações realizadas anualmente está a Caminhada da Pessoa Idosa, que acontece neste sábado (3) e reúne poder público, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, instituições, profissionais e comunidade.
De caráter intergeracional, a caminhada busca sensibilizar a sociedade para a importância do respeito e da valorização da Pessoa Idosa, combater o preconceito relacionado à idade e fortalecer a defesa dos direitos dessa população.
Mais do que incentivar a atividade física, a iniciativa propõe uma reflexão sobre o envelhecimento e reforça que envelhecer faz parte da vida e deve acontecer com dignidade, respeito, autonomia e participação social.
Violência contra a Pessoa Idosa deve ser denunciada
A proteção das pessoas idosas também depende da atenção de toda a sociedade. Situações de violência ou violação de direitos podem ser denunciadas pelo Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.









