Quarta, 30 de Setembro de 2020
11 9.9179-4942
Anúncio
Especiais Caminhada pela paz

“Múltiplos olhares sobre a fé” é o tema do Café com Axé de domingo (16/08)

Programação terá movimentos de diversas partes do Brasil, como Cacique (Eduardo) Kiriguaçu Kariri Quixelô de Iguatu, Ceará, e o Padre Ricardo Nascimento, da Capela de Santa Sarah E São Miguel Arcanjo

13/08/2020 12h29
48
Por: Noticias Fonte: SECOM
“Múltiplos olhares sobre a fé” é o tema do Café com Axé de domingo (16/08)

Está marcada para domingo, 16/08, a segunda edição do “Café Com Axé”, evento preparatório para a 3ª Caminhada do Movimento pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia, que acontece no dia 20 de setembro. Até lá, no entanto, terá mais uma edição do Café com Axé, no dia 30/08, e toda a programação contará com transmissão ao vivo pela página do Facebook/culturadepazcotia, Canal no Youtube e Instagram @culturadepazcotia [veja abaixo].

 

Na programação estão confirmadas a participação de diversos líderes religiosos que discorrerão sobre suas experiências a partir de diversas crenças, pois é exatamente esta a proposta do Movimento Pela Cultura de Paz e Não-violência de Cotia, que nasceu em 2018: reunir diferentes etnias, culturas, crenças e movimentos em torno de um consenso pela paz, respeito, conscientização e tolerância. “O movimento sempre defendeu a ideia de que a paz não é a ausência de conflito, mas a possibilidade de escutar e auscultar o que é diferente de mim em qualquer aspecto”, disse Gilmar de Almeida, gestor de Cultura.

 

O Café com Axé busca estabelecer o diálogo, criar elos poderosos e, sobretudo, colocar fim ao preconceito e à intolerância que afeta a todos. Ideais longamente debatidos pelos movimentos participantes, estes ideais são coroados com a Caminhada do Movimento pela Cultura de Paz e Não-violência que, neste ano, terá alcance nacional com a participação de movimentos de diversas partes do país, como já vem acontecendo nos Café com Axés.

 

Pela primeira vez, a Cultura de Paz Cotia terá programação após a grande Caminhada. Isso porque, no dia 25 de outubro, o tema “Abraçando a Diversidade, quebrando tabus” será debatido com a participação e diversos movimentos e será sediado pelo Reverendo Dom Jean Frank (Bispo da Igreja Franciscana Independente Pax et Bonum).

 

 

 

 

 

Movimentos de outros estados se unem à Caminhada de Cotia

 

          A pandemia do coronavírus está vitimando milhões de pessoas em todo o mundo, triste e lamentável cenário que escancara em nosso país que as maiores vítimas de catástrofes seguem entre a população carente e, em geral, a mais vitimada pelo preconceito e pela exclusão.

 

Frente a este momento adverso o Movimento Pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia extrapolou as fronteiras regionais e ganhou o Brasil. Com o uso das redes e de plataformas digitais para as discussões preparatórias para o evento deste ano, movimentos culturais e religiosos de outros estados se uniram aos cotianos.

 

          De acordo com o Pai Helcio Barbosa Júnior, da Casa de Airá, especialista em Educação, Cultura e Relações Étnico-Racial, pela USP, e um dos idealizadores da Cultura de Paz e Não-violência em Cotia, o movimento está buscando crescer diante da crise sanitária e social. “Lamentamos tudo que estamos vivendo, principalmente no que tange à perda de pessoas, é um peso que mexe com sentimentos. Afastamo-nos por conta do contágio, mas a tecnologia nos aproximou e tem sido uma tábua de salvação para nos vermos e nos fortalecemos”, disse.

 

          A Caminhada 2020 passa por um processo de construção por meio virtual e isso trouxe pessoas e movimentos que já trabalhavam pela construção da cultura de paz. “Apesar de toda a tristeza, este momento está evidenciando estas separações e desigualdades implantadas na sociedade, trazendo à tona a dor para compartilharmos, trazermos para a sociedade se sensibilizar e buscar soluções, está sendo momento único para se reverter este processo de egocentrismo e separação”, destacou Pai Helcio.

 

 

 

 

 

Serviço

 

2º Café Com Axé - 10h às 12h

 

16.08.2020 (domingo) – Anfitrião Templo de Umbanda Vô Lázaro de Aruanda

 

Transmissão ao vivo:

 

Facebook Cultura de Paz: facebook.com/culturadepazcotia

 

YouTube culturadepazcotia

 

Instagram culturadepazcotia @culturadepazcotia

 

 

 

Palestrantes do dia 16/08:

 

-Babalorixá Hélcio - Idealizador do Café com Axé e autoridade tradicional de Matriz Africana Ketu Unidade Territorial Tradicional Casa de Airá - Tradição e Cultura - Cotia/SP. Facebook: @casadeairatradicaoecultura

 

-Rabino Ventura - Fundador do projeto Sinagoga sem fronteiras e membro da comissão de liberdade religiosa da assembleia legislativa do Estado de São Paulo e ativista social @rabino_ventura youtube: sinagoga sem fronteiras

 

-Cacique (Eduardo) Kiriguaçu Kariri Quixelô de Iguatu Ceará. Instagram: @eduardokariri_ Facebook: Kiriguaçu Kariri Quixelô.

 

-David Dias - Sacerdote de Umbanda no Terreiro Pai João de Angola e mestrando em ciência da religião.  @DavidUmbanda (Instagram) David Umbanda (Facebook e Youtube)

 

-Padre Ricardo Nascimento - Facebook: @ricardodapazsp Instagram: @casadesarakali Canal no YouTube: Capela de Santa Sarah E São Miguel Arcanjo

 

-Vítor Queiroz de Medeiros - Sociólogo e ativista da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito. Instagram: @francisco_velho_zabele_panema

 

-Artista convidado: Ricardo Costa, artista visual e graduando em Ciências Sociais Facebook: @coisasodara

 

 

 

 

 

30.08.2020 (domingo) – Anfitrião Casa de Airá – Tradição e Cultura

 

3º Café Com Axé - 10h às 12h – ao vivo

 

Facebook, Youtube, Instagram

 

 

 

20.09.2020 (domingo)

 

3ª Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-violência

 

10h às 13h – programação será divulgada mais próxima da data. Acompanhe em facebook.com/culturadepazcotia

 

 

 

25.10.2020 (domingo)

 

“Abraçando a Diversidade, quebrando tabus”

 

Anfitrião: Reverendo Dom Jean Frank (Bispo da Igreja Franciscana Independente Pax et Bonum) – Rio Grande do Norte e Ceará.

 

 

 

 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias