Terça, 30 de Novembro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cotia - SP

Cultura São Paulo

Legado de Cecília Meireles é destaque na Casa Guilherme de Almeida e Mário de Andrade

Programação literária também celebra o centenário do livro Paulicéia Desvairada, do escritor paulistano

24/11/2021 às 08h35
Por: Benilton Silva Freitas Fonte: Secom Estado de São Paulo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

Os museusCasa Guilherme de AlmeidaeCasa Mário de Andradeseguem com a programação literária em dezembro, com visita temática, palestra e lançamento de livro. Entre os destaques estão um bate-papo sobre os 100 anos do livro Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade; e a trajetória de Cecília Meireles. Com todas as atividades gratuitas, as instituições integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Casa Guilherme de Almeida

O lançamento on-line do livroLucrécio – Sobre a natureza das coisas(2021), do poeta romano Lucrécio, contará com a participação do próprio tradutor Rodrigo Tadeu Gonçalves, professor de Língua e Literatura latina na UFPR e tradutor de obras como “Os Adelfos” (2020, Autêntica) finalista do Jabuti 2021. O evento será transmitido pelo canal deYoutubedo museu no dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 19h. O livro traz questionamentos sobre a natureza das coisas, a origem da história, dos seres, da consciência e da linguagem, ao mesmo tempo em que aborda a importância de Lucrécio para o conhecimento da cosmologia contemporânea, da história e da física.

A sérieMulheres da biblioteca, apresentada pelo Núcleo de Ação Educativa do museu para destacar as escritoras e seus livros que fazem parte do acervo literário de Guilherme de Almeida, retorna no dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 16h30, peloInstagram. Dessa vez, o foco será na vida e obra de Cecília Meireles, autora de obras comoRomanceiro da Inconfidênciae considerada uma das principais representantes femininas da segunda fase do Modernismo.

Casa Mário de Andrade

As correspondências entre Mário de Andrade e outras personalidades são marcadas pela troca de ideias e impressões sobre a vida. Durante a visita temática presencialCartas de Mário, realizada pelo Núcleo de Ação Educativa da instituição, serão destacados alguns trechos dessas cartas. A atividade ocorre no dia 4 de dezembro, sábado, às 14h, e com a necessidade de agendamento prévioclicando aqui. A capacidade de público é de até 6 visitantes e seguindo os protocolos de biossegurança, como descrito no link de inscrição.

100 anos de Pauliceia Desvairada(1922), livro de poemas de Mário de Andrade, também dá nome à palestra mediada no dia 11 de dezembro, sábado, a partir das 16h30, por Cristiane Rodrigues de Souza, mestre em Estudos Literários pela UNESP, doutora em Letras pela FFLCH-USP, autora de livros de crítica e de poemas publicados no Brasil, na França e em Portugal. A atividade anuncia a celebração do centenário de publicação do livro que marcou o movimento Modernista brasileiro. A veiculação será pelo Zoom e a inscrição está aberta até 11/12 (link).

As atividades que fazem referência ao Modernismo brasileiro integram o projeto Modernismo Hoje, que traz uma ampla programação dos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo para celebrar o centenário da Semana de 1922.

Para mais informações sobre a programação completa dos museus, acesse+Cultura.

Serviço

CASA GUILHERME DE ALMEIDA

LANÇAMENTO DE LIVRO:LUCRÉCIO – SOBRE A NATUREZA DAS COISAS

03 de Dezembro, sexta-feira, às 19h
Por Rodrigo Tadeu Gonçalves

Ao vivo noYoutube| Grátis

PALESTRA

MULHERES DA BIBLIOTECA: CECÍLIA MEIRELES

10 de Dezembro de 2021, sexta-feira, às 16h30
Por Núcleo de Ação Educativa
NoInstagram  | Grátis

Casa Guilherme de Almeida

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail:[email protected],[email protected]
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelositedo museu.

O restante das atividades continua virtual e com programação pelos sites domuseuou +Cultura

  1. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
    Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
    Programação gratuita

CASA MÁRIO DE ANDRADE

VISITA TEMÁTICA:CARTAS DE MÁRIO

Com Núcleo de Ação Educativa

Sábado, 4 de dezembro, às 14h

Prévio agendamento pelo site do museu até o preenchimento das vagas (6) –clique aqui
Presencial | Grátis

100 ANOS DE PAULICEIA DESVAIRADA

Com Cristiane Rodrigues de Souza

Sábado, 11 de dezembro, das 16h30 às 18h
Inscrição até 11/12 –link
Zoom | Grátis

Casa Mário de Andrade
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail:[email protected];[email protected]

Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelositeda instituição.

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites domuseuou+Cultura

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Ele1 - Criar site de notícias