Anúncio
Inscrição Enem

Prefeitura de Itapevi abre inscrições para a Maratona do Enem

Interessados em participar do cursinho gratuito podem se inscrever até 24 de julho; matrículas presenciais podem ser feitas a partir do dia 19

07/07/2021 13h58
Por: Noticias
Fonte: SECOM
14

A Prefeitura de Itapevi abriu nesta quarta-feira (6) as inscrições para a Maratona do Enem 2021, cursinho gratuito preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

O cadastro online poderá ser feito até o dia 24 de junho pelo link encurtador.com.br/gmET9.  A matrícula presencial poderá ser realizada a partir do dia 19, no Cemeb Bemvindo Moreira Nery (Av. Pedro Paulino, 74, Cohab), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Nesta quinta edição do cursinho, são 500 vagas para moradores de Itapevi, que já tenham se inscrito no Enem 2021. As aulas acontecem no Cemeb Bemvindo Moreira Nery, na Cohab e terão início no dia 26 de julho, com encerramento em 27 de novembro.

 

“Mesmo na pandemia da Covid não paramos com a Maratona do Enem, com isso continuamos a dar oportunidades para os nossos jovens entrarem nas melhores universidades do país. Nesse ano seguiremos com as aulas presenciais e com a transmissão on-line do conteúdo”, disse o Prefeito Igor Soares (Podemos).

 

São 170 vagas para o período diurno, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h10 e 170 vagas para aulas noturnas, também de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 21h20. Para quem não pode estudar durante a semana, há uma turma de sábado, com 160 vagas, em aulas de período integral, das 8h às 16h20.

 

A exemplo do ano anterior, por conta da pandemia, as aulas acontecerão em duas modalidades: online (para aqueles estudantes que têm acesso à internet e computador) e presencial aos que não dispõem de acesso virtual. A aulas presenciais serão transmitidas ao vivo e simultaneamente a todos os matriculados. 

 

A Maratona do Enem será ministrada pelo InfoEnem, antigo Cursinho Educação Popular (CEP), que já atuou em cidades como São Roque e Mairinque e também esteve na coordenação do cursinho preparatório de Itapevi em 2019 e 2020.

 

O curso oferece aulas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, quatro palestras e três simulados. Desde o ano passado, também foram acrescentadas aulas de filosofia e sociologia.

 

Casos de sucesso

 

Na edição 2020, a aluna Nikoly Soares da Silva, de 18 anos, moradora do Jardim Rainha, aproveitou ao máximo as aulas e foi aprovada na Fuvest para o curso de Engenharia de Petróleo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).  “O cursinho foi maravilhoso, uma salvação no meu ano de 2020. Fiquei muito feliz quando abriram as inscrições, principalmente por estarmos em uma época de pandemia”.

 

Outra aluna da Maratona Enem do ano passado foi a jovem Hemilly da Silva Santos, que já está cursando Relações Públicas, da Universidade de São Paulo. “Os professores eram incríveis, com histórias motivadoras e o material era muito completo. Sem contar toda a biossegurança, foi realmente algo muito preparado, mesmo em tempos tão difíceis”.

 

Documentação

 

No ato da inscrição, o estudante deverá ter inscrição validada no Enem 2020 e anexar digitalmente documentos como RG e CPF, além de comprovante de residência.

 

Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.

 

Requisitos

 

Para participar da Maratona do Enem 2021 Itapevi, o aluno precisa:

 

- Ser morador do Município de Itapevi;

- Estar cursando o último ano do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio;

- Ter cursado o Ensino Fundamental ou Médio em Escolas Públicas;

- Ter o número de matrícula da edição 2021 do ENEM;

- Apresentar cópia do RG, CPF, Comprovante de Endereço e Histórico/Declaração Escolar (Matrícula Presencial);

- Informar se é canhoto ou se é portador de deficiência.

 

Caso o aluno tenha pedido a matrícula para um período que não tenha mais vagas disponíveis, deverá aguardar lista de espera. Será obrigatório efetuar matrícula e apresentar os documentos solicitados, em todas as inscrições feitas pela internet.

 

Foto: Felipe Barros ExLibris PMI