Anúncio
Reforma das Calçadas

Terminal do Centro recebe reforma completa das calçadas

E outras benfeitorias

23/06/2021 16h49
Por: Noticias
Fonte: SECOM
16

Todos os dias o morador de Barueri Marcelo José da Silva, de 46 anos, usa o Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, localizado no Centro da cidade. Por isso mesmo ele reconhece a importância das obras que estão sendo realizadas em todo o calçamento do local, além de outras melhorias que, segundo ele, representam mais conforto e segurança a todos.

 

 

 

“Realmente estava precisando dessa reforma. Ela traz facilidade, principalmente para a mobilidade, as pessoas não se machucam. As calçadas estão perfeitas, porque com buracos é perigoso se machucar. É mais segurança para todos. Eu acredito que essa é uma melhoria bem feita mesmo. Que bom que está sendo assim”, elogia o munícipe.

 

 

 

Assim como Marcelo, outras 20 mil pessoas, em média, utilizam o terminal diariamente. Antes da pandemia o fluxo era ainda maior, chegando a até 30 mil pessoas por dia.

 

 

 

Conforto e acessibilidade                                        

 

As melhorias no Terminal estão sendo feitas pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM), que iniciou a reforma há cerca de duas semanas.

 

 

 

Estão sendo refeitas todas as calçadas, não apenas das três faixas que compõem o Terminal, mas de todo o entorno. No lugar dos antigos bloquetes, que já apresentavam desníveis e buracos, está sendo feita uma concretagem lisa e perfeita que receberá pintura no final. Essa, inclusive, inclui toda a sinalização e, obviamente, as rampas, que ficarão ainda mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

 

 

 

Os gradis que separam as faixas também serão reformados e pintados e os bancos de concreto serão trocados por outros de madeira, mais confortáveis e aconchegantes. A iluminação também é nova e mais eficiente, já que agora é toda com lâmpadas de led.

 

 

 

Como o movimento no local é intenso e não tem como parar, a reforma está sendo feita por etapas, de modo que não atrapalhe o fluxo dos ônibus e nem ameace a segurança dos usuários. Para acelerar, está sendo empregado um concreto usinado que seca em apenas seis horas.

 

 

 

Interligando a cidade

 

Construído em 1992, o Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini desempenha um papel muito importante para interligar a cidade. Central, recebe todas as linhas municipais de ônibus, além de duas linhas intermunicipais. Com uma localização estratégica, fica de frente à estação de trens de Barueri, da CPTM, oferecendo fácil integração a quem utiliza os dois tipos de transporte coletivo.

 

_ _ _

 

Aliz Lambiazzi – 23/06/2021

 

Crédito das fotos: Ricardo Santos / Secom